Caminhão a gás será destaque da Scania na Fenatran


Caminhão a gás será destaque da Scania na Fenatran

Modelo de 410 cavalos vem apresentando redução de 15% no consumo na comparação com o diesel

O caminhão á gás será destaque da Scania na Fenatran 2019, evento que será realizado no próximo mês em Sãs Paulo.O modelo de 410 cavalos em teste pela Citrosuco na rota Matão/Santos (800km) vem apresentando redução 15% no consumo na comparação com o diesel. O custo do veículo deve ser 35% maior, mas a expectativa e deque essa diferença se pague num período de três anos, com a redução nos gastos de combustível. “Como a vida útil do caminhão é de 7 anos, ele vai poder lucrar nos quatro anos restantes”, avalia Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania.

Se o cliente produzir biomassa, caso da Usina São Martinho, que acaba de adquirir um caminhão, o ganho é muito maior. O metro cúbico do biometano está em torno de R$ 1,30 gerando uma energia similar a um litro de diesel.

A Scania e a ZEG, empresa do Grupo Capitale Energia, dedicada exclusivamente à geração de energia renovável, estão juntas no projeto.  “Nosso propósito é liderar a transformação para um sistema de transporte sustentável e não poderíamos fazer isso sozinhos – justamente o que mostra esta parceria, de um lado oferecemos a tecnologia e do outro a ZEG viabilizará a produção do combustível e o abastecimento”, diz Christopher Podgorski, presidente e CEO da Scania Latin America.

“Estamos olhando na mesma direção e convencidos que esta aproximação representa uma oferta completa, em que nossos clientes vão se beneficiar do ponto de vista da contribuição para redução do impacto ao meio ambiente, além de ganhos em eficiência e diminuição de custos”, destaca Podgorski. “Esta iniciativa inovadora abre uma frente capaz de incentivar outras empresas a embarcarem na jornada de descarbonização do setor”, completa.

O projeto é inédito e nasce em operação em uma das usinas da São Martinho, que realizará demonstrações utilizando o biometano da ZEG em um caminhão Scania. O modelo é um G 410 XT 6×4, o primeiro caminhão fora de estrada a ser movido a biometano na história do Brasil. “A nossa expectativa é contribuir com empresas de logística ou que possuem frotas próprias, para que viabilizem sua transição energética”, afirma Daniel Rossi, CEO da ZEG e sócio-fundador da Capitale Energia.

A troca de diesel por gás é uma solução sustentável que tem sido cada vez mais procurada tanto para o mercado automotivo como industrial. Com eficiência tecnológica e liderança no setor, a Scania apresenta uma linha de motores a gás que possui duas bases de sustentação: o uso de combustíveis alternativos e de eficiência de uso de energia.

“Hoje, a Scania tem uma preocupação estratégica neste segmento de motores a gás para grupos geradores. Estamos liderando em um setor que representa o futuro da indústria desse mercado. Em 2019, os pedidos já aumentaram aproximadamente 40%. Os motores apresentam o mesmo rendimento satisfatório dos similares movidos a diesel, mas com o importante componente de sustentabilidade e energia limpa. Com biogás, a redução de emissões de CO2 pode atingir até 90%”, afirma Celso Mendonça, gerente de Vendas de motores industriais, marítimos e para grupos geradores de energia da Scania no Brasil. “Serão estes motores que ajudam e ajudarão as empresas a avançar para atingir, ainda mais rápido, as metas de redução mundial de CO2.”

Sobre rede de distribuição, grandes empresas do setor anunciam investimentos. A Cosan já anunciou a construção da maior usina de biometano do mundo. A Cocal também anunciou que pretende apostar no combustível alternativo.

NOVA GERAÇÃO

Roberto Barral, vice presidente da Scania, diz que a montadora está entregando tudo que prometeu no lançamento da nova geração de caminhões. ” Clientes estão superando a marca de 12% de economia de diesel”, destacou.

Pelo menos 45% das mais de 10 mil encomendas da nova geração Scania foram feitas para clientes que possuem de 1 a 5 caminhões. Segundo Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania, a queda das taxas de juros e o Finame para 100% do valor do caminhão ajudaram a construir este número.

O post Caminhão a gás será destaque da Scania na Fenatran apareceu primeiro em Revista Carga Pesada.

Source: Carga Pesada

Leave a comment