Caminhoneiro se admira com baixo consumo do Actros


Caminhoneiro se admira com baixo consumo do Actros

Durante um percurso de 184 km de test drive, Josinaldo fez 2,27 km por litro no modelo 2651, campeão de vendas da Mercedes-Benz neste ano

O caminhoneiro e diretor do Sindicam-SP, Josinaldo João da Silva, ficou admirado com o resultado de um test drive que fez em maio com o Actros 2651 a convite da Mercedes-Benz e da Revista Carga Pesada. Num percurso de 184 km na região do Rodoanel na grande São Paulo, ele esperava que o caminhão, tracionando um bitrem de 7 eixos com 57 toneladas de PBTC, fizesse 1,7 km por litro. “Inacreditavelmente, fez 2,27 (km por litro)”, disse ele ao chegar ao final do teste na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo.

Hélio Ribeiro, da área de marketing da Mercedes- Benz, o embaixador das estradas João Moita e o caminhoneiro Josinaldo João da Silva

A viagem, acompanhada pela reportagem da Revista Carga Pesada, durou 3 horas e 34 minutos. E a média de velocidade foi 51,5 km por hora. “Subimos a serra a 50 km, com todo esse peso, a 900 RPMs”, admirou-se.

O test drive também foi acompanhado pelo instrutor da Mercedes-Benz João Carlos Moita, o “Embaixador das Estradas”, que cumprimentou Josinaldo pela performance. Segundo a montadora, o motor OM 460 LA do Actros, de 13 litros e 6 cilindros em linha, é até 5% mais econômico, reduzindo os custos operacionais. Além disso, de acordo com pesquisa realizada pela Quest Inteligência, o custo de manutenção do Actros é 15% menor em relação aos principais concorrentes no período de 5 anos.

O Actros traz funcionalidades que asseguram mais conforto e mais rentabilidade. O piloto automático, por exemplo, é um recurso que pode proporcionar economia de combustível de até 1%. Ele reconhece as condições da pista (inclinação) e carga, por meio dos sensores do veículo, e ajusta a demanda de torque e potência do motor orientando-o para trabalhar com economia de combustível.

O freio-motor Top Brake proporciona maior potência de frenagem e maior velocidade em declives. Além disso, o Actros conta com o Retarder, sistema hidrodinâmico acoplado à caixa de mudanças que entre outras vantagens pode evitar o uso do freio de serviço em cerca de 85% das operações.

O câmbio Mercedes PowerShift é totalmente automatizado, sem pedal de embreagem. Realiza os engates de forma rápida e suave aumentando o conforto e otimizando o consumo de combustível. Oferece duas funções inteligentes: o “EcoRoll” que coloca a transmissão do veículo em neutro quando não há demanda de torque.

E o modo “Power”, acionado por uma tecla no painel, permite, durante 10 minutos, trocas de marchas em rotações mais altas a fim de facilitar ultrapassagens ou vencer aclives mais íngremes.

MERCADO

Ao longo do primeiro semestre de 2019, foram emplacadas 2.070 unidades do modelo Actros 2651, o que representa um crescimento de 76% sobre as 1.177 unidades do mesmo período do ano passado.

“Estamos muito satisfeitos com o êxito deste modelo, bem como de toda essa linha de extrapesados”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

 

O post Caminhoneiro se admira com baixo consumo do Actros apareceu primeiro em Revista Carga Pesada.

Source: Carga Pesada

Leave a comment