EDITORIAL:Mercado reaquecido


EDITORIAL:Mercado reaquecido

O mercado de caminhões novos encerrou o mês de agosto com 65.446 emplacamentos no acumulado do ano, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Esse número representa uma recuperação de 41% em relação ao mesmo período do ano passado.

É nesse cenário de aquecimento que as montadoras levam suas novidades para a 22ª Fenatran, de 14 a 18 de outubro, em São Paulo. Há perspectivas reais de que o número de emplacamentos de caminhões volte a ultrapassar a marca dos 100 mil, o que não ocorre desde 2014.

Por outro lado, o cenário econômico do País poderia ser melhor. No início deste ano, o mercado previa (segundo o Boletim Focus, do Banco Central) um crescimento de ao menos 2,5%. A expectativa caiu para apenas 0,87% no início de outubro. Portanto, no início de 2019 também eram mais expressivas as estimativas de demanda por transporte.

Um dado preocupante foi apresentado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Parte dos embarcadores teria investido em frota e diminuído a contratação de caminhoneiros autônomos desde a greve de maio de 2018 e a implantação da tabela de frete.

A pesquisa da entidade, realizada em setembro com 685 empresas, mostra que 18% delas investiram em caminhões, contra 3% que afirmaram ter se desfeito de frota. As demais disseram que mantiveram a frota ou não souberam responder; 18% disseram que aumentaram a contratação de empresas de transporte e apenas 7% afirmaram o mesmo em relação aos autônomos. Já 16% reduziram a contratação de empresas de transporte e um percentual igual passou a usar menos autônomos.

O momento é de otimismo com a recuperação das vendas de caminhões, mas é também de reflexão sobre o transporte num cenário de crescimento econômico moderado. O que as empresas podem fazer para se tornar mais competitivas? Como fazer com que os autônomos consigam sobreviver neste ambiente? Devemos pensar nas respostas para essas perguntas.

Boa Fenatran para todos.

O post EDITORIAL:Mercado reaquecido apareceu primeiro em Revista Carga Pesada.

Source: Carga Pesada

Leave a comment