INOVAÇÃO: Jaloto é a primeira do País com ISO da segurança viária


INOVAÇÃO: Jaloto é a primeira do País com ISO da segurança viária

Número de acidentes e multas despencou 80% por conta da certificação

A Jaloto Transportes de Maringá (PR) é a primeira transportadora do País com certificação de segurança viária ISO 39001, a norma internacional que regulamenta a gestão da segurança de tráfego viário.

“A vida é um valor primordial e está sempre em primeiro lugar”, diz Joel Jaloto, fundador e presidente da empresa, que atua na logística de produtos químicos e de alimentos a granel. Para ele, buscar a certificação é uma forma de a empresa ficar à altura dos clientes, prestando o serviço com a máxima segurança possível. “Já tínhamos os certificados Sassmaq,  ISO 9000 e agora somos a primeira empresa do setor a contar com o 39001”, afirma.

Júlio Felix, do Tecpar, Joel Jaloto e Décio Sperandio: certificação pioneira em segurança viária

“O que nos levou a investir nesta certificação foram os valores que já vínhamos difundindo, o valor da vida, o valor da redução do índice de sinistralidade”, afirmou Júlio Gonçales, advogado e gerente de Conformidade e Gestão da Jaloto. Segundo ele, o certificado serve de incentivo para que a transportadora siga trabalhando na melhoria contínua das ferramentas de controle de segurança viária.

“É um selo que coloca a Jaloto no nível de excelência de segurança viária. É um reconhecimento que nos dá um orgulho especial, porque quase 100% dos caminhões da frota da empresa são da Volvo”, declara Wilson Lirmann, presidente do Grupo Volvo América Latina.

O gatilho em busca da excelência na segurança viária partiu de um seminário com transportadores realizado pelo Programa Volvo de Segurança no Trânsito (PVST) em 2016 na Associação Comercial de Maringá.

O esforço envolveu a alta direção e funcionários de todos os escalões. E deu certo: com a conscientização e as ações educativas e comportamentais, a Jaloto fez despencar em 80% o número de acidentes e reduziu em 83% o volume de multas na frota, porque diminuiu drasticamente o excesso de velocidade dos caminhões. O último levantamento mostrou que mais de 90% da frota de cerca de 300 caminhões está adequada aos limites de velocidade.

As ações trouxeram outros benefícios: atualmente a Jaloto também está conseguindo controlar integralmente a jornada de trabalho dos motoristas na carga horária prevista pela legislação que regulamenta o descanso.

Publicada em 2012 pela ISO Internacional, a 39001 ganhou uma versão brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em 2015 – a ABNT NBR ISO 39001, conquistada pela Jaloto. A tradução teve o apoio do PVST, o primeiro a disseminar a norma no País com a realização de nove seminários em várias regiões, envolvendo mais de mil lideranças do setor do transporte comercial. Em 2014, ainda lançou o Manual de Implantação de um Sistema de Gestão de Segurança Viária e, em 2017, o simulador da ISO 39001, para facilitar a identificação pelas empresas do estágio em que estão com relação aos requisitos da norma.

 

 

 

 

O post INOVAÇÃO: Jaloto é a primeira do País com ISO da segurança viária apareceu primeiro em Revista Carga Pesada.

Source: Carga Pesada

Leave a comment