Nova Sprinter chega com assistente de frenagem de série


Nova Sprinter chega com assistente de frenagem de série

O ABA mais a direção elétrica equiparam van aos padrões dos automóveis da Mercedes-Benz

Depois do Actros com painel touch screen e Assistente Ativo de Frenagem (ABA) de série e da fábrica de cabine com tecnologia 4.0, a  Mercedes-Benz apresenta a nova Sprinter com tecnológicas que mantém o modelo no topo do segmento de vans e furgões do mercado brasileiro.

Assistente de fadiga, multimídia MBUX, espelhamento de celular, câmera de ré, direção elétrica, cockpit similar ao de automóvel, que oferece alto nível de ergonomia e conforto ao motorista, mais potência e torque. Essas são algumas das outras novidades do veículo apresentado aos jornalistas nessa quinta-feira em Curitiba e que será lançado oficialmente na Fenatran, entre 14 e 18 de outubro, em Paulo.

“A Mercedes-Benz traz para o segmento de veículos comerciais leves, novos recursos de segurança ativa e de interatividade, inéditos e exclusivos para o país, posicionando a linha Sprinter em um novo patamar tecnológico”, disse Jefferson Ferrarez (foto), diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil.

Com direção elétrica, painel touch screen, novo design, a nova Sprinter chega com o slogan “100% pra você”. Desde o lançamento do veículo já foram vendidas mais de 140 mil unidades no Brasil.

“O ABA revoluciona a segurança ativa no transporte urbano, com o padrão de segurança da Sprinter podendo ser equiparado ao de automóveis Mercedes-Benz, reconhecido mundialmente. Estamos assim alinhados com várias tecnologias utilizadas hoje na Europa e todas como itens de série”, afirmou Ferrarez.

Em termos de conforto, a marca inova com exclusivos recursos, como a direção elétrica e o Keyless Start, acionamento do motor sem o uso da chave. Além do cockpit, o volante também é semelhante ao de um carro de passeio, com design moderno e acabamento refinado.

O motor OM 651 CDI da Sprinter oferece outras vantagens aos clientes, com nova parametrização eletrônica que resultou em mais potência e torque.

Com maiores potências, a Sprinter ganhou novos modelos para sua linha de vans de passageiros, furgões e chassis com cabina para transporte de carga: 314 CDI Street (motor de 143 cv a 3.800 rpm e torque de 33,7 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm), 416 CDI e 516 CDI (motor de 163 cv a 3.800 rpm e torque de 36,4 kgfm entre 1.200 e 2.400 rpm).

A versão 416 CDI traz mais uma importante vantagem para os clientes: seu PBT chega agora a 4.100 kg, o que resulta em 220 kg a mais em relação ao atual 415, aumentando assim a capacidade de carga líquida do veículo.

São 60 modelos à disposição do cliente, entre vans de passageiros, para transporte escolar, turismo, VIP, traslados e fretamento, furgões e chassis com cabina para distribuição urbana e transporte de carga e produtos, além da prestação de serviços.

Os novos faróis agregam valor estético e econômico aos clientes. A altura do farol, numa posição elevada, mantém a elegância e beleza do design ao mesmo tempo em que oferece mais proteção contra pequenos impactos, muito comuns no tráfego intenso e locais estreitos. Isso aumenta a durabilidade do conjunto de faróis e reduz os custos de reposição de peças.

A introdução do ABA, do Assistente de Fadiga e do Assistente de Subida em Rampa amplia ainda mais o notável padrão de segurança ativa da Sprinter, que já é destaque no Brasil por tecnologias exclusivas como o programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i e o Assistente de Vento Lateral (Crosswind Assist). Também compõem o pacote de segurança ativa da Sprinter as Luzes de Circulação Diurna (DRL – Daytime Running Light).

A Sprinter traz para o Brasil o Assistente Ativo de Frenagem (ABA – Active Brake Assist), tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz que identifica objetos estáticos e móveis na via e também pedestres e ciclistas. À medida em que a Sprinter se aproxima do veículo à frente, o ABA emite sinais de alerta ao motorista (visual e sonoro) para que ele diminua a velocidade a fim de evitar uma eventual colisão.

Se o motorista não reage aos sinais de alerta, o sistema reduz a velocidade do veículo e dá início à frenagem emergencial de maneira autônoma, chegando até à parada total, se necessário.

O ABA reduz os riscos de colisões ou diminui suas consequências, oferecendo assim um alto nível de segurança para o motorista, para a Sprinter, passageiros, carga, outros veículos da via e pedestres. Além de diminuir o risco de acidentes, o sistema aumenta a disponibilidade do veículo, otimizando a operação de transporte.

O Assistente de Fadiga (Attention Assist), outra tecnologia exclusiva da Mercedes-Benz no segmento de veículos comerciais leves no Brasil, é um sistema de segurança capaz de reconhecer sinais típicos de sonolência e perda de atenção, indicando ao motorista, por meio de alertas sonoro e visual, a necessidade de fazer uma pausa.

O sistema pode ser desativado, voltando a se ativar novamente assim que o motorista desliga e liga o motor. Fica ativo aproximadamente a uma velocidade de 50 km/h. O Assistente de Fadiga oferece assim mais conforto e segurança para o motorista, especialmente quando ele percorre longas distâncias ou dirige à noite.

O post Nova Sprinter chega com assistente de frenagem de série apareceu primeiro em Revista Carga Pesada.

Source: Carga Pesada

Leave a comment