Novo presidente da DAF está otimista com mercado brasileiro


Novo presidente da DAF está otimista com mercado brasileiro

Executivo acredita que segmento de pesados vai crescer 15% no próximo ano

A DAF Caminhões Brasil tem novo presidente. É Carlos Ayala, executivo que ocupava o cargo de vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios da operação da montadora no País. Ayala assume o lugar de Michael Kuester, que volta à Seattle, nos Estados Unidos, em uma posição no Board da Paccar.

O executivo está na companhia desde 1985. Ele se destacou como diretor Comercial América Latina, diretor Comercial e diretor Nacional de Vendas da Kenworth México, marca emblemática do Grupo Paccar. E também fez parte do quadro de profissionais da engenharia e operações, acumulando experiência em todo o ciclo do produto, do desenvolvimento ao pós-venda.

Durante coletiva de imprensa realizada dia 16 de agosto em São Paulo, ele conversou com a reportagem da Carga Pesada e avaliou o mercado brasileiro de caminhões. “Afortunadamente, a indústria brasileira está retomando força, o que é importante porque desde 2012 os clientes não renovavam frota”, afirmou.

Ayala acredita que o mercado de pesados, no qual concorre a DAF, irá fechar o ano com 28 mil unidades comercializadas e deve crescer 15% em 2019. “O cliente está mais confiante”, disse.  A meta da empresa é abrir cinco novos concessionários por ano somando 50 até 2023. Atualmente são 24 concessionários e 11 postos de serviços que cobrem 87% do território nacional, no cálculo da montadora.

No primeiro encontro com a imprensa, o presidente disse que a marca está prestes a conquistar 10% de participação do mercado acima de 40 toneladas. “Tivemos tempo de amadurecer e estamos prontos para o futuro”, ressaltou.

Ayala contou que o banco da montadora, o Paccar Financial, começa a operar no Brasil, no próximo ano. E que a vantagem de se ter um banco próprio é oferecer mais segurança ao cliente. “O cliente fica mais tranquilo quando ele tem fonte de crédito da própria montadora. Ele fica com disponibilidade de usar os demais bancos para outros investimentos”, alega. O novo presidente também disse que, para a montadora, é muito importante ter seu próprio banco em momentos de crise, quando as demais instituições se retraem.

Ayala cursou engenharia mecânica na Universidade de Cetys, no México. Mais recentemente, concluiu o Programa Executivo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O executivo continuará sediado em Ponta Grossa, no Paraná, onde está localizada a fábrica da companhia. Desde janeiro no Brasil, o novo presidente já viajou para várias regiões do país, em contato com concessionárias e clientes.

LEIA TAMBÉM

CONCESSIONÁRIA DAF: De Canoas para Eldorado do Sul

COMEMORAÇÃO: DAF entrega caminhão três mil

O post Novo presidente da DAF está otimista com mercado brasileiro apareceu primeiro em Revista Carga Pesada.

Source: Carga Pesada

Leave a comment