Novos Volvo economizam até 10% em combustível


Novos Volvo economizam até 10% em combustível

Algoritmos de última geração são capazes de identificar a necessidade real de torque e potência em cada trecho

Um novo software de motor, combinado com novidades em componentes internos e um lubrificante mais avançado reduzem ainda mais os custos operacionais da linha 2020 dos caminhões Volvo FH, FM e FMX. Novos algoritmos de última geração desenvolvidos pela engenharia da Volvo são capazes de identificar a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultraprecisa para reduzir o consumo.
Técnicos da Usina São Manoel, com sede em São Manuel (SP), disseram ter comprovado na prática a economia entre 9% e 10% no critério km/litro dos novos Volvo que foram testados ao longo de 2018. De acordo com o supervisor de manutenção industrial, Wellington Germano da Silva, com o sistema de aceleração inteligente, a usina poderá economizar até R$ 700 mil por ano só com combustível nos 35 caminhões. A frota chega a transportar 150 toneladas de cana por caminhão nas estradas particulares da empresa.
“Durante toda a safra 2018, colocamos um caminhão dos novos para rodar todos os dias, fazendo o mesmo percurso e com a mesma quantidade de carga que os outros. Ao final dos testes, chegamos a essa economia”, conta.
A nova linha F terá preços até 8% acima da linha atual. No caso da linha VM, o aumento será de 5%.
COMO FUNCIONA – A partir de um avançado trabalho realizado pela engenharia da marca no Brasil, que aprimorou o software de controle do motor para as condições de topografia, carga e condução da América Latina, o caminhão passa a ter uma inteligência ainda maior quanto ao consumo de combustível. “O trem de força de alto desempenho, marca registrada do FH, passa a contar com um sistema ainda mais aprimorado, associando melhorias de software e componentes. Testes de campo mostraram ganhos de até 10% em consumo, dependendo do tipo de aplicação, carga e estrada”, assegura Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo.
A nova tecnologia está presente em toda a linha F de caminhões Volvo – FH, FM e FMX – modelo 2020, disponível nas concessionárias da marca no Brasil a partir de abril.
A evolução dos motores Volvo ajuda diretamente os motoristas a baixarem suas médias de consumo. “Um motorista treinado pela Rede Volvo sempre terá um importante diferencial para extrair toda a performance que nossos caminhões oferecem. Mas, com o recurso da Aceleração Inteligente, as médias de consumo entre os diferentes condutores ficarão muito mais equilibradas”, revela Álvaro Menoncin, gerente de Engenharia de Vendas de Caminhões.

O post Novos Volvo economizam até 10% em combustível apareceu primeiro em Revista Carga Pesada.

Source: Carga Pesada

Leave a comment