Novo sistema de identificação e rastreamento de veículos no Brasil passa ser obrigatório em 2013


O novo sistema para identificar e rastrear veículos no Brasil, passa ser obrigatório a partir de 1º de janeiro de 2013. A implantação e fiscalização do novo sistema, será de responsabilidade do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Novo sistema de identificação e rastreamento de veículos no Brasil passa ser obrigatório em 2013

Todos os veículos do país, incluindo caminhões, serão equipados com dois dispositivos, o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav) e o Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos (Simrav), que serão responsáveis por melhorar a segurança contra roubos e furtos e evitar fraudes ou irregularidades.

O Siniav é um sistema que consiste na instalação de um chip de identificação nos veículos e de antenas com capacidade de leitura nas estradas que serão capazes de ler informações como placa, ano e modelo do veículo. Com as informações do dispositivo, a polícia poderá bloquear a rodovia e interceptar os infratores. O emplacamento com a nova tecnologia, tanto para veículos novos quanto para antigos que forem renovar a licença será feito pelo Detran de cada Estado, a partir de janeiro de 2013.

O Simrav oferecerá as funções de localização e bloqueio em caso de furto, efetuando o monitoramento e o rastreamento do veículo a partir de tecnologias GSM e GPRS fornecidas pelas operadoras de celular. Pela determinação do Denatran, todos os veículos novos vendidos a partir de 1º de janeiro de 2013 deverão ter o dispositivo – no caso de estrangeiros, a importadora deverá incorporar o sistema na chegada do produto.

Diferentemente do Siniav, o Simrav não precisará ser instalado em veículos vendidos antes da vigência da obrigatoriedade. Entre os veículos de carga, a implantação do Simrav deve ter menos impacto do que o Siniav. Isso porque cerca de um terço dos veículos de carga no Brasil já contam com tecnologias de rastreamento.

Fonte: http://www.blogiveco.com.br/2012/12/sistema-para-identificar-e-rastrear-veiculos-sera-obrigatorio-em-2013/

Leave a comment