Bem-vindo, visitante! [ Registre-se | Loginrss

Pesquisa personalizada
Inserir Anúncio

 

Saiba como e onde recorrer multas de trânsito – Detalhes

  • Publicado: 04/05/2012 21:38
image

Descrição

Saiba como e onde recorrer multas de Trânsito. Você já levou alguma multa de trânsito e veio aquela dúvida! Será que eu estava acima da velocidade permitida? Ou, será que eu estava sem o cinto de segurança naquele dia? Ou, simplesmente nem passou pelo local que foi aplicado a multa! Veja abaixo como recorrer ou pelo menos, tentar recorrer as multas de trânsito.

 Multas Valores e Pontuação- Trânsito

Saiba como e onde recorrer multas de trânsito - Detalhes

● Notificado da multa aplicada por qualquer um dos órgãos de trânsito dos governos municipais, estaduais ou federal, é possível recorrer em primeira e segunda instâncias.

● O julgamento em primeira instância é feito pela JARI-Junta Administrativa de Recursos de Infrações.

● O julgamento é feito por 3 membros de uma das juntas da JARI.

● O motorista infrator recebe a primeira notificação em até 30 dias da data da ocorrência. Com o documento em mãos, o proprietário do veículo pode indicar o motorista, na ocasião da infração, caso não seja ele mesmo. Para isso, o prazo é de 15 dias, a partir da data de recebimento da correspondência.

● Ele deve colocar o nome do motorista, no espaço indicado, juntar cópia da Carteira de Habilitação, pedir sua assinatura e enviar para o órgão de trânsito de sua cidade. Na falta de indicação, assume-se que o condutor foi o proprietário.

● Os pontos referentes à infração cometida, irão para o cadastro do condutor indicado e, na sua falta, para o proprietário do veículo. O cadastro é controlado pelo Detran.

● Observação: Caso o proprietário seja pessoa jurídica, deve, necessariamente, indicar o condutor pois não fazendo isso haverá nova multa que será multiplicada pelo número de infrações iguais, praticadas nos últimos doze meses.

● A segunda notificação é a própria multa, com valor e data de vencimento. Ela descreve o tipo de infração cometida, o nome do condutor e a pontuação referente à infração.

O pagamento da multa é sempre de responsabilidade do proprietário do veículo, qualquer que tenha sido o motorista indicado.

Recurso

Ao receber a segunda notificação, o proprietário do veículo ou o motorista, pode entrar com recurso pedindo o cancelamento da multa. O prazo para recurso é até a data de vencimento da multa. Recursos feitos por terceiros exigem procuração.

● Se você se sentir injustiçado ou não cometeu o delito, redija de forma clara e reduzida, a sua versão do fato e os argumentos em sua defesa. Não é preciso utilizar formulário próprio.

● Se tiver provas, junte-as.

● Coloque nome, qualificação e endereço, completos.

● Junte cópias da notificação da multa, do RG de quem está recorrendo (proprietário do veículo ou motorista, na ocasião) e cópia do Certificado de Registro do Veículo.

● A carta deve ser endereçada ao diretor do DSV – Recurso de Multa de Trânsito

● Entregue e protocole: Posto de Atendimento de Recursos de Multa.

● Em São Paulo, Capital, o endereço é: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301, Ibirapuera, de 2a. a 6a. feira, das 07:30h às 16:00h ou envie pelo correio para Caixa Postal 11.382-4 – CEP 05422-970.

● Em outras cidades, envie seu recurso para o Departamento de Trânsito.

● O resultado do julgamento será enviado ao endereço do proprietário do veículo.

Segunda Instância

● O motorista que não concordar com o primeiro julgamento pode recorrer mais uma vez. Agora ao Conselho Estadual de Trânsito-CETRAN. Antes, porém, deve pagar a multa. Se ganhar, receberá o dinheiro de volta.

● Deve repetir o procedimento anterior, com novo texto, juntando ainda a cópia da multa paga e endereçar ao Presidente do CETRAN.

Fonte: www.poupetempo.com.br

Se ainda não encontrou o que procura! Faça aqui uma pesquisa personalizada.

Pesquisa personalizada

, , , ,

790 Visualizações, 1 até à data

  

Deixe uma resposta

Deverá estar autenticado para inserir um comentário.

Faça parte do Site Auto Brutus!

Divulgue seu anúncio aqui!

Torne-se um membro gratuitamente e comece listando seus anúncios de classificados em poucos minutos.

Registe-se!

Redes Sociais