Governo aumenta IPI de carros importados em até 55%. Para quem pretendia comprar um carro importado, que até então oferecia preço mais acessível em certos modelos, fique atento, porque o governo acaba de divulgar uma possível medida que deverá aumentar a alíquota de (IPI) Imposto sobre Produtos Industrializados nos veículos importados.
Novas Alíquotas Carros Importados

A aliquota atual dos veículos importado é de 7% a 25% e passará a ser de 37% a 55%, dependendo da cilindrada do veículo. Segundo o ministro da fazenda, Guido Mantega, a medida deverá impactar os preços dos automóveis em aproximadamente dois meses. Poderá ser afetadas cerca de 12 a 15 empresas e metade das importações atuais.
Isso também serve para veículos produzidos no Brasil, que não possuem pelo menos 65% de seu conteúdo fabricado no país. Tendo um acréscimo de até 28% sobre os veículos afetados. O Ministro ainda comentou que os carros de motor até 1.0 terão IPI de 37%, os modelos de motorização de 1.0 a 2.0 terão imposto entre 41% e 43%. Em ambos os casos, é um acréscimo de 30% sobre o valor atual.
Carro Importado Fica Mais Caro

Ainda não foi divulgado um comunicado oficial, mas a Associação Brasileira das Empresas Importadoras de Veículos ( Abeiva) já estima que um carro com preço de R$ 30 mil, passará a custar cerca de R$ 37.500.
A Abeiva ainda aponta que, apesar de existirem modelos já importados em estoque, a medida poderá afetar os preços deles imediatamente, já que o IPI é pago quando o carro é nacionalizado, e nem sempre as unidades que estão nos pátios das distribuidoras passaram pelo processo.
Aumento IPI Carros Importados Em Até 55%

As montadoras que quiserem ficar fora dessa alíquota, deverão provar que possuem mais de 65% de centros de desenvolvimento no Brasil, além de atender a pelo menos 6 de 11 requisitos exigidos pelo governo, como por exemplo: fabricação de motores, embreagens, câmbio, pintura e estampagem. A regra isenta modelos produzidos no Mercosul e México.
O ministro Mantega afirma que, o objetivo da medida é estimular a competitividade dos veículos nacionais, e fazer parte do plano” Brasil Maior”, criado pela presidente Dilma Rousseff para valorizar a indústria. Mantega afirma que a medida é válida até dezembro de 2012. “O mercado brasileiro deve ser usufruído pelas empresas brasileiras e não pelos importados”, declarou Mantega, que acredita que isso deverá estabilizar também os postos de trabalho industriais no país, e evitar a “expotração de empregos”.
Continue lendo e confira mais detalhes sobre aumento IPI de carros importados