Baidu: Google chinês tem caminhão autônomo feito por Pininfarina


A polêmica Baidu, conhecida como “Google chinês”, agora quer ganhar também espaço nas rodovias após dominar a internet chinesa e instalar seu anti-vírus em metade do globo…

Com nome sugestivo, a Deepway — uma empresa da Baidu — apresentou o caminhão conceito Xingtu, um produto que a companhia promete alcançar o Nível 4 de condução autônoma.

Tendo coeficiente aerodinâmico de 0,35 de cx., igual ao de um automóveis de passeio, o Xingtu tem linhas futuristas e quer ser um rival direto do Tesla Semi.

Para vencê-lo, ele oferece capacidade para tracionar 49 toneladas de carga com um conjunto de baterias de lítio de 450 kWh. Contudo, isso só lhe permite rodar 300 km, bem menos que o proposto pela Tesla.

Ainda assim, a Baidu tem uma carta na manga e essa é o tempo de recarga completa da bateria, sendo esta de apenas uma hora. Ou seja, o motorista vai almoçar e o Xingtu estará pronto para continuar.

Então, com intervalos de uma hora, o motorista também é “forçado” a descansar. Mesmo assim, se o condutor estiver com pressa para cumprir o prazo, o Deepway Xingtu tem mais uma novidade.

O caminhão elétrico da Baidu tem um sistema de troca automática da bateria, que pode ser feita em apenas seis minutos. É só ir ao banheiro e voltar, pronto!

Além disso, o que já é uma enorme vantagem, mesmo se o Xingtu da vida real não for assim tão futurista visualmente, seu destaque é o pacote Highway Intelligence System.

Com um radar laser LiDAR, mais uma câmera térmica, cinco radares e 11 câmeras, o Deepway Xingtu pode rodar ao Nível 4 de automação, o que significa que o motorista dirige se quiser.

Nesse nível, o caminhão pode realizar uma viagem completamente sem auxílio do motorista, ainda que este possa ser alertado sobre algum erro ou situação no trajeto.

Desenhado por Pininfarina, o Xingtu mais parece um carro, porém, a Baidu não confirmou sua produção.

De qualquer forma, se comercializar o conceito de recarga rápida, troca de bateria e condução autônoma, já será um ganho enorme para os transportadores, desde que sem o tal anti-vírus…

Baidu Deepway Xingtu Concept – Galeria de fotos






 

© Noticias Automotivas. A notícia Baidu: Google chinês tem caminhão autônomo feito por Pininfarina é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.

Notícias Automotivas

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.