Dicas para dirigir na chuva com segurança


Saiba como adotar uma direção segura sob chuva ou em uma enchente e o que fazer depois se o carro tiver passado por uma área alagada

 

Daqui até março, esse período no Brasil é marcado por muitas chuvas, o que significa enchentes, infelizmente. Além da atenção redobrada por parte do motorista ao dirigir na chuva, algumas ações de direção defensiva podem ajudar a evitar que os ocupantes do veículo se encontrem em uma situação complicada.

A primeira dica é evitar regiões baixas, onde há maior risco de alagamentos. Muitas vezes, essas áreas são sinalizadas com placas, então é importante ficar atento. Quando chove muito, o nível da água pode subir muito rapidamente e não dar tempo de tirar o carro do local.

Como dirigir na chuva com segurança

É importante manter o farol baixo aceso ao dirigir na chuva, facilitando que os demais veículos e pedestres visualizem o veículo mesmo se estiver um temporal.

Além disso, aumente a distância dos outros veículos e reduza a velocidade, isso ajudará a evitar danos maiores se você passar por buracos cheios de água, por exemplo, além de reduzir as chances de derrapagens.

“O motorista pode evitar uma série de riscos, diante das condições de baixa visibilidade e falta de aderência dos pneus, como a aquaplanagem, isto é, o deslizamento do veículo sobre um filme de água acumulada no asfalto”, afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da NGK.

Se acontecer a aquaplanagem, mantenha a calma: tire o pé do acelerador, sem pisar no freio e sem movimentar o volante, até que os pneus voltem a ter contato com o solo.

Outra dica importante é nunca ligar o pisca-alerta quando estiver em movimento. Essa atitude pode passar a impressão de que o seu veículo está parado, aumentando a chance de colisões.

Alagamento à frente

Se for pego de surpresa por uma enchente, avalie a situação com calma. “Evite passar por áreas onde a água ultrapasse a metade das rodas, pois do contrário aumentam as chances de calço hidráulico, isto é, entrada de água no motor. O melhor é esperar a água baixar para seguir a viagem”, explica Mori.

Caso seja possível passar pelo trecho alagado, desligue o ar-condicionado e outros componentes elétricos que possam reduzir a potência do motor, coloque a primeira marcha e siga assim em aceleração constante para evitar que a água entre no motor. No caso de câmbio automático, troque para o modo manual se houver essa possibilidade.

“Se o carro morrer durante a travessia, o condutor não deve tentar dar partida, o que ampliará os prejuízos. Coloque o câmbio em ponto morto e busque abrigo em um lugar seguro”, orienta o especialista da NGK.

Depois da enchente

Se o carro passou pela enchente, é fundamental fazer um check-up do veículo o mais rápido possível. Nesse caso, as dicas da NGK são:

Se o motor estava desligado, a chance de danos é reduzida. O ideal é trocar o óleo e os filtros do motor e da transmissão, verificar se há umidade, lavar o motor para remover as possíveis contaminações e secar bem todos os componentes, inclusive na parte interna, para evitar oxidação.
Se o motor estava em funcionamento na hora da enchente, a possibilidade de danos é grande. A orientação é não tentar dar partida no motor. Leve o veículo a um mecânico de confiança para uma avaliação criteriosa.
Caso tenha entrado água no veículo, e o nível da água seja baixo, a orientação é efetuar a desmontagem do interior do veículo, descontaminar os itens – como estofamentos, carpetes e cintos de segurança – e substituir o material de isolação acústica que fica abaixo do carpete. Se o nível de água for maior e atingir o painel e os módulos eletrônicos, recomenda-se encaminhar o veículo para a avaliação do mecânico, pois a chance de danos aos módulos eletrônicos do veículo é grande.

 

Foto: Divulgação

The post Dicas para dirigir na chuva com segurança appeared first on Revista Carro.

Saiba como adotar uma direção segura sob chuva ou em uma enchente e o que fazer depois se o carro tiver passado por uma área alagada   Daqui até março, esse período no Brasil é marcado por muitas chuvas, o que significa enchentes, infelizmente. Além da atenção redobrada por parte do motorista ao dirigir na
The post Dicas para dirigir na chuva com segurança appeared first on Revista Carro.

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.