Em duas décadas, Eaton dobra produção em Mogi Mirim


Em duas décadas, Eaton dobra produção em Mogi Mirim

Unidade alcançou a marca de 20 mil componentes produzidos por dia.

A primeira fábrica instalada no distrito industrial de Mogi Mirim (SP) completa, neste mês de outubro, 20 anos de existência. Especialista em fabricação sob contrato de manufatura, esta unidade da Eaton, que produz kits para transmissões compostos por eixos, engrenagens e sincronizados para carros de passeio, caminhões e ônibus, vem conquistando negócios significativos, especialmente no fornecimento para caminhões pesados e extrapesados, o que levou a dobrar sua produção. O foco no aumento da produtividade para atender os novos contratos permitiu que a unidade alcançasse a marca de 20 mil componentes produzidos por dia.

Além da General Motors como cliente, neste ano, a Eaton expandiu seus negócios com a Mercedes-Benz, iniciando o fornecimento de componentes para o novo Actros, que está nacionalizando seu câmbio automatizado G291 de 12 velocidades e tem a Eaton como principal fornecedora local de itens para a caixa. “Nossa excelência em manufatura e cultura em qualidade nos possibilita atender elevados requisitos de qualidade e produção em escala de uma forma extremamente eficiente”, declara Sérgio Kramer, diretor geral para Veículos Comerciais e Fora-de-Estrada da Eaton.

Devido a excelência operacional de padrão mundial, os componentes atendem o mercado doméstico e exportação e, para aumentar cada vez mais a eficiência e excelência da produção, nos últimos três anos, a unidade está investindo de forma consistente em tecnologia e capacidade. Cerca de 50 equipamentos novos foram comprados, dentre eles soluções inéditas da empresa no Brasil, como uma nova tecnologia para acabamento de dentado, microscópio eletrônico de varredura (MEV) para área de tratamento térmico que, até então, só era encontrado em universidades e centros de pesquisas.

Investimentos em Indústria 4.0 estão numa fase avançada na localidade. Veículos autoguiados fazem o transporte de peças entre diferentes áreas da fábrica possibilitando que funcionários passem a executar atividades que agregam mais valor – o que resulta em mais produtividade e ergonomia. Também já é possível ver a atuação de um robô colaborativo com dois “braços” montando componentes complexos. Além disso, óculos de realidade aumentada estão sendo usados frequentemente em diversas situações, como manutenção preventiva e montagem de equipamentos, e impressora 3D tem produzido inúmeros itens, contribuindo para a agilidade em diversas áreas.

“A unidade de Mogi Mirim é reconhecida globalmente pela Eaton como planta modelo há quatro anos consecutivos por seus resultados e processos bem estabelecidos. Processos esses que geram impacto direto na excelência operacional, com foco em segurança, qualidade e produtividade e na entrega de soluções sustentáveis a nossos clientes. E o grande motor desse reconhecimento e do crescimento de nossos negócios é a paixão de nossos funcionários que trabalham incessantemente na busca da excelência e da inovação”, encerra Ricardo Monzani, diretor industrial da unidade da Eaton de Mogi Mirim.

O post Em duas décadas, Eaton dobra produção em Mogi Mirim apareceu primeiro em Revista Carga Pesada.

Source: Carga Pesada

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.