Frota da Charrua se torna 100% a gás


Frota da Charrua se torna 100% a gás

Após receber a primeira unidade em junho de 2020 e comprovar as vantagens, empresa encomenda mais produtos para a redução das emissões

A Scania recebeu a encomenda de mais seis caminhões R 410 6×2 movidos a gás do Grupo Charrua para tornar 100% sustentável a frota de uma das empresas do conglomerado, a Charrua Gás, que transporta este mesmo combustível. Estão nos planos comprar mais unidades alternativas ao diesel para a Transportadora Arco, também integrante do grupo. A Charrua é a primeira companhia do Sul a comprar os veículos. A entrega está prevista para este primeiro trimestre para atender as demandas dos clientes no Rio Grande do Sul, como indústrias e postos de combustível. A Casa Scania Brasdiesel é a responsável pela negociação e por todo o suporte ao cliente.

“Receber as novas encomendas do Grupo Charrua e saber que a Charrua Gás teria a primeira frota 100% sustentável nos trouxe ainda mais certeza de que a nossa solução é a ideal para o mercado brasileiro. A retomada verde nos negócios aumentará ao longo dos próximos anos e o cliente encontra todo o apoio da solução completa pela Scania”, diz Silvio Munhoz, diretor de Vendas de Soluções da Scania no Brasil.

“É uma grande satisfação sermos os primeiros a comprar no Sul. O gás é o futuro. Hoje, a Charrua Gás é a única empresa com operação de transporte de gás natural no Brasil que carrega gás com caminhão movido 100% ao combustível. Com os novos seis modelos tornamos a operação totalmente limpa”, afirma Flavio Aluísio Rudiger, Diretor de Logística e Transportes do Grupo Charrua.

A decisão pela frota 100% sustentável da Charrua Gás foi motivada por um conjunto de importantes aspectos: os bons resultados alcançados com o primeiro R 410 a gás, que entrou em operação em junho de 2020, a sustentabilidade do veículo e da operação e o pioneirismo do Grupo, sempre atento às inovações do mercado e do setor de transportes.

“Essa solução da Scania é muito rentável e a melhor que temos disponível para a sustentabilidade do transporte. Fizemos testes com o primeiro veículo a gás em Esteio (RS) e durante a inspeção verificamos a saída da descarga do caminhão com um filtro de papel. O modelo a gás simplesmente não sujou o filtro. É muito gratificante para nós, como clientes, ter um caminhão que funciona exatamente como a Scania fala. Isso mostra na prática o que a marca vem prometendo”, destaca Rudiger, que também planeja o uso do biometano e do gás natural liquefeito em suas frotas.

De acordo com Rudiger, muitas empresas estão procurando a Charrua para ver os resultados do caminhão a gás e planejar as próximas compras. “É uma tendência de não mais priorizar o diesel. Por exemplo, empresários que fazem transporte de celulose para exportação estão sendo incentivados a usar soluções mais sustentáveis até mesmo por companhias de fora do Brasil. Após nosso relato, estão dando os primeiros passos para implementar a solução a gás. A cadeia está sendo movimentada”, conta.

Atualmente, sete empresas compõem o conglomerado (que complementam os negócios do mesmo segmento): Transportadora Arco, TRR Arco Diesel, Loja Arco e Arco Gás, em Lajeado (RS); e TRR Charrua Diesel, Distribuidora de Petróleo Charrua e Charrua Gás, na cidade de Esteio (RS).

O post Frota da Charrua se torna 100% a gás apareceu primeiro em Revista Carga Pesada.

Source: Carga Pesada

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.