Linha de montagem das transmissões TraXon da ZF usa método Poka Yoke


Linha de montagem das transmissões TraXon da ZF usa método Poka Yoke

A nova linha da fábrica de Sorocaba permite mais flexibilidade e qualidade

Com alto nível de controle de qualidade, a nova linha aplica o consagrado método “Poka Yoke”, que consiste em parar máquinas e equipamentos quando qualquer tipo de defeito é detectado, até que o problema possa ser corrigido. Além disso, 100% dos torques são monitorados e passam por testes funcionais e de estanqueidade. Para reforçar e assegurar ainda mais a qualidade, a ZF implantou no final da linha de produção um banco de testes que simula dinamicamente uma operação severa para cada nova transmissão, antes que seja liberada ao cliente.

De acordo com Silvio Furtado, diretor executivo de vendas para veículos comerciais e industriais da ZF América do Sul, “a nova linha atende todos os requisitos em termos de segurança e ergonomia e é dotada com tecnologia RGV (sigla em inglês para Rail Guided Vehicle) carrinhos com auto movimentação e ajuste de posição, de acordo com a necessidade de cada posto de trabalho. Ao oferecer mais segurança e extrema comodidade operacional temos dois ganhos extraordinários: valorização de nossos colaboradores e maior eficiência ao processo de montagem”, enfatizou.

Em termos de modularidade, a linha está apta para novas transmissões de outros modelos ou variantes futuras da própria TraXon. “As transmissões ZF atendem plenamente a demanda global por veículos comerciais mais inteligentes, conectados e sustentáveis e como o Brasil tradicionalmente segue as megatendências globais, entendemos que muitas das novas gerações de veículos produzidos no País poderão ser equipadas com transmissões ZF produzidas nesta linha”.

Elevado nível de automação

De acordo com Silvio Furtado, a nova linha de produção de transmissões ZF está entre as mais conectadas e digitalizadas, levando-se em consideração as unidades fabris da empresa em todo o mundo. “As listas técnicas das transmissões (contidos no sistema de engenharia e sistema SAP) estão totalmente conectadas com as etapas da montagem. Todos os registros de processo são armazenados eletronicamente. As instruções de trabalho também são todas digitalizadas e podem ser consultadas nos monitores anexos a cada estação de trabalho”.

Com elevado nível de automação, além de treinamento do pessoal operacional valendo-se de realidade virtual (o colaborador é treinado em salas onde equipamentos simulam exatamente como funciona a linha de montagem), a nova linha eleva ainda mais o já alto padrão de produção e qualidade da fábrica da ZF em Sorocaba, recentemente considerada pela empresa como a mais eficiente do mundo. “Nosso sistema produtivo no Brasil está cada vez mais alinhado aos modernos níveis de qualidade e eficiência globais estabelecidos pela ZF”, conclui Silvio Furtado.

O post Linha de montagem das transmissões TraXon da ZF usa método Poka Yoke apareceu primeiro em Revista Carga Pesada.

Source: Carga Pesada

Leave a comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.